Você sabe quais são exames que podem ser feitos na medula óssea?
Antes de começarmos vamos entender o que é medula óssea. Resumidamente, é um tecido esponjoso que fica na parte interna dos ossos e sua função é produzir as células sanguíneas.
Como elemento gerador de células que compõem o sangue, os exames feitos na medula óssea podem ajudar a diagnosticar doenças hematológicas ou oncológicas.
A Aspiração de medula óssea é um procedimento em que se retira uma pequena quantidade de líquido usando uma agulha fina e uma seringa que será examinado para verificar se há presença de células anormais.
Mais conhecida pelas pessoas, a Biópsia de medula óssea consiste na retirada de um pequeno pedaço de tecido para análise e ajuda a determinar se as células estão se desenvolvendo normalmente.
Na Citometria de fluxo as células da medula óssea são marcadas com corantes fluorescentes e passam por um laser para identificar o tipo e a quantidade de células presentes.
Os Testes de imunofenotipagem utilizam anticorpos para detectar a presença de proteínas específicas nas células da medula óssea para identificar o tipo de célula presente.
Já os Testes de Análise Genética ajudam a identificar mutações ou alterações genéticas que possam estar relacionadas a doenças hematológicas ou oncológicas.