Skip to main content

Cânceres do sangue: quais são?

Quando um paciente recebe o diagnóstico de câncer no sangue é possível que o resultado indique algum tipo de leucemia, linfoma ou mieloma, os mais comuns que acometem as células sanguíneas ou o plasma.

Compartilhamos abaixo breves descrições sobre cada um deles, publicadas em portais especializados em Medicina e Oncologia. É muito importante ressaltar que as informações abaixo não substituem a consulta médica com um especialista. Portanto, mantenha sua rotina de exames e cuidados médicos sempre em dia e procure um especialista para esclarecer qualquer dúvida sobre sintomas ou alterações no seu organismo.  

Leucemia

De acordo com a descrição do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais.

Na leucemia, uma célula sanguínea que ainda não atingiu a maturidade sofre uma mutação genética que a transforma em uma célula cancerosa. Essa célula anormal não funciona de forma adequada, multiplica-se mais rapidamente e morre menos do que as células normais. Dessa forma, as células sanguíneas saudáveis da medula óssea vão sendo substituídas por células anormais cancerosas.

Existem mais de 12 tipos de leucemia, sendo que os quatro primários são leucemia mieloide aguda (LMA), leucemia mieloide crônica (LMC), leucemia linfocítica aguda (LLA) e leucemia linfocítica crônica (CLL).

 

Linfoma

Segundo o Instituto Oncoguia, o linfoma de Hodgkin ou doença de Hodgkin é um tipo de câncer que começa nos linfócitos, que são parte do sistema imunológico do organismo.

Os linfomas são cânceres que começam nos glóbulos brancos chamados linfócitos. Existem dois tipos principais de linfomas, o linfoma ou doença de Hodgkin, e o linfoma não Hodgkin. Estes dois tipos de linfomas se comportam, se disseminam e respondem ao tratamento de formas diferentes.

Como o tecido linfoide está presente em muitas partes do corpo, o linfoma de Hodgkin pode começar em quase qualquer lugar. Aparece mais frequentemente nos gânglios linfáticos do tórax, pescoço e axilas.

 

Mieloma

Conforme descrito no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, o mieloma múltiplo é um tipo de câncer que afeta células específicas da medula óssea, chamadas plasmócitos. Essas células atuam na produção de anticorpos que combatem vírus e bactérias e, no caso do mieloma múltiplo, elas não conseguem realizar a sua função plenamente.

Isso acontece devido a uma anormalidade nos plasmócitos, além da multiplicação acelerada e descontrolada, o que compromete diretamente as outras células do sangue.

Embora o seu estágio inicial frequentemente possa ser assintomático, quando há presença de sintomas estes podem se manifestar por fraturas, fadiga e cansaço, dor nos ossos, aumento de infecções e redução do volume da urina

O mieloma é um tipo de câncer mais frequente em pessoas acima dos 50 anos, de acordo com a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale). 

 

Fontes:

Portal do Instituto Nacional do Câncer (INCA), acessado em 20 de junho de 2022. 

Portal do Instituto Oncoguia, acessado em 20 de junho de 2022. 

Portal do Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, acessado em 20 de junho de 2022. 

Portal da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), acessado em 20 de junho de 2022.